Consumo cresce em dezembro e cartão de crédito concentra despesas mais altas
Levantamento indica alta do consumo em dezembro, com destaque para viagens, crédito parcelado e avanço do Pix no varejo.
Os brasileiros ampliaram os gastos no fim de ano, com aumento do consumo em dezembro e concentração das compras de maior valor no cartão de crédito. É o que mostra um levantamento do Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, baseado nos hábitos de mais de 110 milhões de clientes no Brasil.
A análise considera transações realizadas entre a Black Friday, em 28 de novembro, e a primeira quinzena de dezembro, e aponta crescimento do consumo em relação a 2024. O destaque fica para compras de maior valor feitas com cartão de crédito e débito, além do avanço no uso do Pix.
Cartão de crédito lidera compras maiores e internacionais
No período de preparação para o Natal de 2025, o mercado apresentou um desempenho mais aquecido do que no ano anterior. O volume de compras foi 23% superior ao registrado em 2024, enquanto o total gasto por cliente cresceu 17% na comparação anual.
Os gastos internacionais tiveram alta de 30%, acompanhando o aumento do consumo relacionado a viagens. O sábado foi o principal dia da semana para compras no crédito. Em 2025, o pico ocorreu em 6 de dezembro, com volume 20% maior do que o melhor dia de 2024, registrado em 7 de dezembro.
Pix cresce em supermercados e compras do varejo
O Pix também apresentou avanço significativo no período. O volume de transações em supermercados cresceu 29% em comparação ao ano anterior. Já a categoria Compras — que inclui vestuário e calçados — registrou incremento de 72% no volume de operações.
NuPay amplia participação no e-commerce
O NuPay, meio de pagamento online exclusivo para clientes Nubank, também ganhou espaço nas compras de fim de ano. Em relação ao mesmo período de 2024, houve crescimento de 57% no valor das operações e de 51% no número de transações, especialmente no e-commerce durante o Natal.









